Santos do Mês de Janeiro

Santos de Janeiro: No dia 1 (primeiro) a solenidade Santa Mãe de Deus destaca-se como celebração.

Santo do dia 01 de Janeiro
Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. São Vicente Maria Strambi, Bispo (†1824). Religioso passionista, Bispo de Macerata e Tolentino (Itália). Sofreu o exílio por sua  fidelidade ao Papa. Foi diretor espiritual da Beata Ana Maria Taigi.
Santo do dia 02 de Janeiro
Santos Basílio Magno (†379) e Gregório Nazianzeno (†cerca de 389), Bispos e Doutores da Igreja. Beata Estefânia Quinzani, virgem (†1530). Terciária dominicana, dedicou a vida à contemplação da Paixão de Nosso Senhor e à formação cristã das jovens. Faleceu em Soncino, Itália.
Santo do dia 03 de Janeiro
Santíssimo Nome de Jesus. Beato Ciríaco Elias Chavara, presbítero (†1871). Fundou em Mannanam, Índia, a Congregação dos Irmãos Carmelitas de Maria Imaculada e colaborou na fundação da Congregação das Irmãs da Mãe do Carmelo.
Santo do dia 04 de Janeiro
Beata Ângela de Foligno, viúva (†1309). Mística e contemplativa que, após a morte de seu esposo e filhos, entregou-se totalmente a Deus, na Ordem Terceira Franciscana.
Santo do dia 05 de Janeiro
Santo Eduardo III, rei (†1066). Amado na Inglaterra por sua caridade, trabalhou por manter a paz em seus estados e a comunhão com a Sé Romana.
Santo do dia 6 de Janeiro
Solenidade da Epifania do Senhor. Santo André Corsini, Bispo (†1373). Depois de uma juventude desregrada, tornou-se carmelita e foi eleito Bispo de Fiesole (Itália). Governou sua diocese com sabedoria, auxiliando os  pobres e reconciliando os inimigos.
Santo do dia 07 de Janeiro
São Raimundo de Penyafort, presbítero (†1275). Beata Maria Teresa Haze, virgem (†1876). Fundadora da Congregação das Filhas  da Cruz, em Liège, Bélgica. Morreu aos 99 anos de idade.
Santo do dia 8 de Janeiro
Santo Apolinário, Bispo (†séc. II). Autor de várias obras contra as heresias e de uma apologia da Religião Cristã, dedicada ao imperador Marco Aurélio.
Santo do dia 09 de Janeiro
Santo Adriano da Cantuária, abade (†710). Dirigiu em Cantuária, Inglaterra, uma florescente escola, ensinando as Sagradas Escrituras e as ciências eclesiásticas e civis.
Santo do dia 10 de Janeiro
São Melquíades, Papa (†314). Recebeu do imperador Constantino o Palácio de Latrão e o tomou por residência papal. Lutou contra os donatistas e procurou estabelecer a concórdia.
Santo do dia 11 de Janeiro
Beato Francisco Rogaczewski, presbítero e mártir (†1940). Encarcerado, torturado e fuzilado em Gdansk, Polônia, por ser cristão.
Santo do dia 12 de Janeiro
Beato Nicolau Bunkerd Kitbamrung, presbítero e mártir (†1944). Preso durante a perseguição na Tailândia, morreu de doença contagiosa, que contraiu ajudando os enfermos na prisão.
Santo do dia 13 de Janeiro
Batismo do Senhor. Santo Hilário de Poitiers, Bispo e Doutor da Igreja (†367). Beata Verônica de Binasco Negroni, virgem (†1497). Religiosa do convento agostiniano de Santa Marta, em Milão (Itália), onde dedicou-se profundamente à contemplação.
Santo do dia 14 de Janeiro
São Fulgêncio de Écija, Bispo (†cerca de 632). Irmão de São Leandro, Santo Isidoro, e Santa Florentina. Governou por cerca de 20 anos a diocese de Écija, Espanha.
Santo do dia 15 de Janeiro
Beato Pedro de Castelnau, presbítero e mártir (†1208). Monge da abadia cisterciense de Fontfroide (França),  encarregado pelo Papa Inocêncio III de pregar contra os albigenses. Foi morto a lançadas por hereges em Saint-Gilles-les-Boucheries, Provença.