Oração a Santo Isidro Lavrador
Santo Isidro era um homem fiel, de perdão, que numa tremenda enfermidade não se revoltou. Nasceu em Madri (Espanha), no ano de 1070.
Foi a assistência do Espírito Santo, merecida pela sua extraordinária humildade, que substituiu-lhe perfeitamente a falta livros.
Isidro, na ânsia de conhecer as verdades da fé, não perdia ocasião de ouvir a palavra de Deus, que tão profundamente lhe calava na alma.
A paciência nas contrariedades, o modo afável de tratar o próximo, a prontidão em perdoar ofensas à fidelidade nos patrões.
A pontualidade no cumprimento dos deveres, o respeito e a modéstia e antes de tudo a grande caridade para com todos, assim Isidro trilhava o árduo caminho da santidade.
Isidro transformava em oração os trabalhos mais pesados, tudo oferecia por amor ao seu Deus e para cumprir sua vontade.
Enquanto a mão dirigia o arado o coração estava elevado em Deus, era tanta intimidade, que os outros empregados e seus patrões tinham a impressão de que ele estava em êxtase.
Seu olhar era iluminador e suas palavras cheias de ternura e mansidão.
Seu patrão chamava-se João de Vagas e soube sempre ser reconhecido ao seu mais ilustre servo Isidoro.
João refletia o versículo do Eclesiastes, como conselho que diz: “Como tua alma ama e estima um empregado prudente.”
Isidro obteve de seu patrão a autorização de assistir a missa todos os dias. Levantava-se de madrugada para cumpri suas primeiras obrigações com Deus e seu patrão.
Apesar de sua pobreza, dava o que possuía aos mais pobres e sempre com o coração cheio de alegria.
Consumiu-se por amor a Deus e morreu no ano de 1130, em Madri, sendo enterrado sem nenhuma distinção.
Oração a Santo Isidro
Senhor, nós vos agradecemos pela vida dos santos que tanto nos enriquece e inspira em nossa jornada espiritual.
Agradecemos por Santo Isidoro e a ele pedimos intercessão para que seja afastada de nós toda a omissão em relação ao nosso próprio crescimento espiritual, ao zelo com os ensinamentos e tradição da Igreja, na formação religiosa daqueles que nos confiastes.
Pedimos-vos a graça da perseverança em seus mandamentos, para que através do nosso testemunho de vida possamos ser guias para os que ainda não vos conhecem.
Amém.